Apesar de algumas melhorias ao longo dos anos, a Baixa Lisboeta continua a sofrer com um enorme fluxo de trânsito rodoviário, com especial destaque para o trânsito de atravessamento. São milhares de veículos que usam a Baixa, sem que tenham realmente necessidade de a atravessar. Isto deteriora gravemente a qualidade do espaço urbano, a beleza e calma da Baixa, afetando a vida de quem ali passeia, mora ou trabalha. A Rua da Conceição, a Rua Garrett e a Avenida Ribeira das Naus são alguns exemplos de espaços que poderiam ser mais para as pessoas.
Em várias outras cidades europeias foi adotado um modelo simples que devolve o espaço urbano às pessoas, sem afetar quem necessita de aceder ao local de automóvel, como residentes e comerciantes. Através da colocação cirúrgica de sentidos proibidos, uma viatura que entre na zona protegida por uma dada entrada terá de sair obrigatoriamente por um local próximo. Na prática a Baixa seria dividida em várias zonas, sendo a passagem de uma para a outra proibida (impossibilitando o trânsito de atravessamento). Cada zona teria um ponto de entrada e um ponto de saída. Por exemplo, um veículo ao entrar na Baixa pelos Restauradores terá acesso à zona Noroeste da Baixa, e terá de sair obrigatoriamente pelos Restauradores, não podendo atravessar a Baixa e sair no Campo das Cebolas. O acesso a qualquer ponto da Baixa, nomeadamente aos parques de estacionamentos, seria mantido. Os autocarros de transporte público e os velocípedes estariam isentos destas restrições.
A zona a proteger seria definida a Norte pelos Restauradores e Praça da Figueira, a Sul pelo rio, a Oeste pelas Rua do Alecrim + Rua da Misericórdia, e a Leste pelo Campo das Cebolas e Rua da Madalena.
Local
Baixa
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