Por um Terreiro do Paço com mais Vida e Animação
Descrição
Trata-se portanto de dar mais Vida e Animação à praça do Terreiro do Paço. De devolver este espaço às pessoas.
Esta proposta surge no seguimento da criação por minha própria autoria de uma página na rede social Facebook intitulada de "O Terreiro do Paço cheio de Esplanadas!", que tem vindo a crescer consideravelmente todos os dias em número de pessoas que "gostam" e apoiam esta ideia.
É algo que já há muito tempo tem passado pela cabeça de muitos Lisboetas e Portugueses.
O Terreiro do Paço é uma das praças mais bonitas e carismáticas de Lisboa e de Portugal. É uma praça grandiosa e imponente ao nível das grandes praças da Europa.
No entanto, actualmente, e há já alguns anos, é apenas um local de passagem, especialmente para quem vive na Margem Sul e trabalha em Lisboa.
Ou seja, uma praça enorme e com um potencial imenso, está completamente abandonada e desperdiçada.
Não é uma mera questão de se imitar Espanha, onde todas as cidades têm as suas Plazas Mayores, que estão sempre cheias de gente, especialmente ao fim do dia, já que em Espanha existe essa cultura de se sair para a rua, de se ir beber um copo ou comer umas tapas.
Mas trata-se sim de dar mais vida e animação àquela praça histórica, e de proporcionar maior convívio entre os Lisboetas e quem os visita.
É verdade que a Rua Augusta e as suas adjacentes já têm bastantes esplanadas, mas é uma rua e não uma praça. Uma rua é um ponto de passagem, enquanto que uma praça é um ponto de encontro, de reunião, de ajuntamento.
E também é verdade que na Baixa de Lisboa existe uma grande concentração de grandes praças - Restauradores, Rossio, Figueira... Mas nenhuma tem as características e a situação do Terreiro do Paço. A do Terreiro do Paço é grandiosa e é toda ela fechada, sem trânsito agora.
Assim sendo, a ideia concreta é preencher e encher o Terreiro do Paço de esplanadas e assim fazer desta praça um grande ponto de encontro e de convívio e também um local de passagem obrigatória para todos os Lisboetas e todos quantos em Lisboa trabalhem.
Mas está também agregada a esta minha ideia que esta revitalização do Terreiro do Paço seja feita de forma ordenada e organizada, com bom gosto.
Desta forma, o modelo de exploração e concessão do espaço seria muito similar ao já utilizado nas zonas de restauração nos grandes shoppings existentes, como por exemplo o Colombo ou o Vasco da Gama.
Ou seja, em vez de a exploração da praça em si ser realizada pelos vários estabelecimentos que então iriam surgir, essa exploração seria realizada por uma entidade anexa ou contratada pela CML.
Ou seja, é como se a praça do Terreiro do Paço se tornasse numa dessas grandes zonas de restauração existentes nos grandes shoppings.
Tal como sucede nesses shoppings, essa dita zona de restauração não pertence a nenhum dos estabelecimentos lá situados. Trata-se de uma zona comum a todos eles e a todos os seus clientes. As pessoas sentam-se livremente onde querem.
Da mesma forma, existe um serviço de limpeza e higiene que percorre toda essa zona para tratar da recolha de tabuleiros e limpeza de mesas e cadeiras.
E assim seria também no Terreiro do Paço. Ou seja, as esplanadas seriam todas idênticas e uniformes, não com aqueles toldos multicolores das várias marcas de cafés, refrigerantes, gelados ou cervejas. Nem com aquelas mesas e cadeiras igualmente multicolores.
Seriam antes aqueles toldos em formato quadrado, lisos e com cores sóbrias e elegantes. Seja o branco, o beije, o azul escuro, o verde escuro, o cor-de-vinho. Também as mesas e cadeiras seriam uniformes e elegantes.
E enfim, as pessoas sentar-se-iam livremente, mediante os lugares disponíveis, depois de irem buscar a sua refeição ao estabelecimento que mais as agradasse. E depois então as funcionárias de limpezas iam recolhendo os restos deixados e limpando as mesas. Enfim, tal como acontece já na grande generalidade dos shoppings do País e do Mundo.
Bem, e é claro que sendo o Terreiro do Paço uma praça muito extensa e com bastante exposição solar, o espaço também carecia de ser composto com aspectos que o tornassem mais acolhedor e mais fresco, como por exemplo aqueles vasos em formato rectangular com arbustos ou plantas, e possivelmente alguns espelhos de água em pontos estratégicos.
Finalmente, é claro que muitos estabelecimentos e grandes marcas ligadas à indústria da restauração e à indústria alimentar iriam ter interesse em se estabelecer naquele espaço. Estou perfeitamente a imaginar um McDonalds ou um Starbucks naquela zona. Também uma marca de gelados, como a Haagen-Dazs ou a Baskin Robbins poderia ter um estabelecimento ou um quiosque de venda.
E claro, acrescido a tudo isto, a cereja no topo do bolo, iria surgir também naturalmente a chamada animação de rua, com homens-estátua, músicos, retratistas ou até com grupos de Jazz ao vivo.
http://www.facebook.com/pages/Projecto-O-Terreiro-do-Paço-cheio-de-Esplanadas/145740805493078
Local
Praça do Comércio - Terreiro do Paço