Propostas

#190
Avenidas Novas
Infraestruturas Viárias, Mobilidade e Transportes
José Filipe Toga Soares
20/08/23

Traçado alternativo Avenida Visconde Valmor

Descrição

CONSIDERANDO QUE 1 - Av. Visconde Valmor, tem cerca de 140 metros neste troço e recebe circulação automóvel DIRECTA vinda de : Av. Magalhães Lima – uma faixa Rua Filipa de Vilhena – uma faixa ( duas no futuro) Rua do Arco do Cego ( CGD) – duas faixas Av. Elias Garcia – uma faixa Av. Barbosa do Bocage – uma faixa Parque de Estacionamento no fim da R. do Arco do Cego. Parque de Estacionamento da CGD 2 – Na Av. Visconde Valmor, existem três estabelecimentos de ensino pré-escolar, nomeadamente: No nº 3 – Externato de Stª Teresinha No nº 5 – Infantário da Segurança Social No nº11 – Jardim Infantil Gago Coutinho 3 – A Av. Visconde Valmor, neste troço, termina com três direcções Em frente– direcção Av. da República À esquerda – Sentido Sul Defensores de Chaves-Saldanha À direita – Sentido Norte Defensores de Chaves-Cp. Pequeno A IMPLEMENTAÇÃO DA CICLOVIA PREVISTA PROVOCA: 1 – Uma acumulação de trânsito objectiva e desnecessária, similar à que se verifica actualmente na Av.Rovisco Pais, e que resulta explicitamente da: Paragem constante de viaturas para deixar as crianças nas três escolas existentes Confluência de várias ruas com um único sentido e cuja escapatória é somente esta via 2 – Situações de perigo, totalmente desnecessárias, colocando em risco de atropelamento, adultos e crianças, que saem dos carros directamente para cima da ciclovia. Note-se que a existência de crianças em cadeiras tipo “maxi-cosi” e carrinhos, será predominante, mais uma vez pelas existência de três escolas/ jardim de infância neste troço de rua. 3 – A largura abaixo do recomendável dos lugares de estacionamento, provocando constrangimentos no correcto aparcamento das viaturas mais volumosas, com a consequente ocupação indevida da faixa de rodagem. Estas situações são graves sobretudo porque dificultam em muito a passagem de viaturas de emergência médica, carros de bombeiros etc…. TUDO ISTO SERIA EVITÁVEL PORQUE: 1 - A pré-existência é um arruamento com passeios largos , de +- 5,45 metros, o que para o tráfego pedonal da mesma pode ser considerado até exagerado. Passeios estes notoriamente degradados e a precisar de uma séria intervenção. 2 - Considerando-se que deveria existir uma interligação entre os projectos novos e a manutenção do espaço urbano, esta introdução de ciclovia, deveria ter sido reequacionada com a requalificação dos passeios, e eventual reposicionamento das caldeiras do arvoredo novo, recentemente lá colocado. 3 - Isto permitiria sem grandes custos, pois estamos a falar de árvores novas, que todos estes elementos coexistissem sem se recorrer à supressão da via que tantos constrangimentos se provam que provoca. ASSIM PROPÕE-SE 1- A manutenção das duas faixas de rodagem 2- A implantação da ciclovia no Passeio SUL, sendo que: a) devem ser desviadas as caldeiras das árvores do lado sul e norte b) os Passeio SUL e NORTE ficarão com 3,60 metros de passagem c) a ciclovia manterá 1,90 metros de largura d) os estacionamentos ficarão ambos com 2,00 metros de largura

Local

Avenida Visconde Valmor

Documentos

Documento
902.6 Kb

Resultado da Avaliação Técnica

Proposta Rejeitada