Traçado alternativo Avenida Visconde Valmor
Descrição
CONSIDERANDO QUE
1 - Av. Visconde Valmor, tem cerca de 140 metros neste troço e recebe circulação automóvel DIRECTA vinda de :
Av. Magalhães Lima – uma faixa
Rua Filipa de Vilhena – uma faixa ( duas no futuro)
Rua do Arco do Cego ( CGD) – duas faixas
Av. Elias Garcia – uma faixa
Av. Barbosa do Bocage – uma faixa
Parque de Estacionamento no fim da R. do Arco do Cego.
Parque de Estacionamento da CGD
2 – Na Av. Visconde Valmor, existem três estabelecimentos de ensino pré-escolar, nomeadamente:
No nº 3 – Externato de Stª Teresinha
No nº 5 – Infantário da Segurança Social
No nº11 – Jardim Infantil Gago Coutinho
3 – A Av. Visconde Valmor, neste troço, termina com três direcções
Em frente– direcção Av. da República
À esquerda – Sentido Sul Defensores de Chaves-Saldanha
À direita – Sentido Norte Defensores de Chaves-Cp. Pequeno
A IMPLEMENTAÇÃO DA CICLOVIA PREVISTA PROVOCA:
1 – Uma acumulação de trânsito objectiva e desnecessária, similar à que se verifica actualmente na Av.Rovisco Pais, e que resulta explicitamente da:
Paragem constante de viaturas para deixar as crianças nas três escolas existentes
Confluência de várias ruas com um único sentido e cuja escapatória é somente esta via
2 – Situações de perigo, totalmente desnecessárias, colocando em risco de atropelamento, adultos e crianças, que saem dos carros directamente para cima da ciclovia.
Note-se que a existência de crianças em cadeiras tipo “maxi-cosi” e carrinhos, será predominante, mais uma vez pelas existência de três escolas/ jardim de infância neste troço de rua.
3 – A largura abaixo do recomendável dos lugares de estacionamento, provocando constrangimentos no correcto aparcamento das viaturas mais volumosas, com a consequente ocupação indevida da faixa de rodagem. Estas situações são graves sobretudo porque dificultam em muito a passagem de viaturas de emergência médica, carros de bombeiros etc….
TUDO ISTO SERIA EVITÁVEL PORQUE:
1 - A pré-existência é um arruamento com passeios largos , de +- 5,45 metros, o que para o tráfego pedonal da mesma pode ser considerado até exagerado. Passeios estes notoriamente degradados e a precisar de uma séria intervenção.
2 - Considerando-se que deveria existir uma interligação entre os projectos novos e a manutenção do espaço urbano, esta introdução de ciclovia, deveria ter sido reequacionada com a requalificação dos passeios, e eventual reposicionamento das caldeiras do arvoredo novo, recentemente lá colocado.
3 - Isto permitiria sem grandes custos, pois estamos a falar de árvores novas, que todos estes elementos coexistissem sem se recorrer à supressão da via que tantos constrangimentos se provam que provoca.
ASSIM PROPÕE-SE
1- A manutenção das duas faixas de rodagem
2- A implantação da ciclovia no Passeio SUL, sendo que:
a) devem ser desviadas as caldeiras das árvores do lado sul e norte
b) os Passeio SUL e NORTE ficarão com 3,60 metros de passagem
c) a ciclovia manterá 1,90 metros de largura
d) os estacionamentos ficarão ambos com 2,00 metros de largura
Local
Avenida Visconde Valmor
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